PROFESP

UNIFA conclui Estágio de Adaptação dos beneficiários do Programa Forças no Esporte

Com duração aproximada de 40 dias, o Estágio teve por finalidade promover ensinamentos básicos de comportamento e de ajuste às rotinas que serão desenvolvidas ao longo do ano
Publicada em: 02/06/2023 08:42
Imprimir
Fonte: UNIFA, por Tenente Pollyana e Sargento Ben-Hur
Edição: Agência Força Aérea

A Universidade da Força Aérea (UNIFA), localizada no Rio de Janeiro (RJ), realizou a solenidade de conclusão do Estágio de Adaptação dos beneficiários do Núcleo do Programa Forças no Esporte (PROFESP). A cerimônia ocorreu no dia 11 de maio, no hangar do Museu Aeroespacial (MUSAL).

A cerimônia foi presidida pelo Coordenador do Núcleo, Coronel Aviador Marcos Graciano Torres Roque, e contou com a presença da Graduada-Master da Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos (GUARNAE-AF), a Suboficial Adriana de Oliveira Pinheiro Garrido, de familiares dos beneficiários e de instrutores e monitores do Programa.

Com duração aproximada de 40 dias, o Estágio teve por finalidade promover ensinamentos básicos de comportamento e de ajuste às rotinas que serão desenvolvidas ao longo do ano. Nesse período, diversas atividades educativas e complementares, internas e externas, também foram realizadas. O Estágio de Adaptação é a primeira etapa de incorporação dos beneficiários ao Programa.

Após a abertura da cerimônia, a oradora da turma, Giovanna Silva dos Santos Batista, destacou a importância e relevância dos ensinamentos obtidos no período. “Aprendemos também a conviver com muitas pessoas, instrutores e colegas, que nos ensinaram a lidar com as nossas diferenças e a respeitar reciprocamente. Pois o respeito é um dos pilares importantes na formação do nosso caráter”, concluiu.

Cerca de 300 crianças e adolescentes serão beneficiados pelo PROFESP-UNIFA, ao participarem de atividades que, ao longo do ano, ocorrerão de segunda a sexta-feira, no contraturno escolar. No Programa e nos projetos incorporados serão oportunizadas práticas educacionais, esportivas, culturais e de formação de valores que visam estimular essas crianças e adolescentes a manterem uma sociabilização efetiva, que contribua para o seu desenvolvimento integral.

A Coordenadora Pedagógica do Núcleo, Tenente Kaleide Batista Veleda, destacou: “Fazer parte de todo esse processo é muito gratificante, acompanhar a evolução de cada criança e adolescente, ampliando suas visões, sonhando com um futuro melhor, implementando novos valores e trazendo melhoria para suas vidas, tem sido recompensador para toda a equipe. Sabemos que tudo isso contribui para uma sociedade melhor”, disse.

Programa Forças no Esporte

O PROFESP é uma atividade social desenvolvida pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, em parceria com os Ministérios da Cultura, da Educação, do Esporte, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e dos Direitos Humanos e da Cidadania.

O PROFESP é destinado ao atendimento de crianças e jovens de ambos os sexos, de 6 aos 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, e visa ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, oferecendo atividades esportivas, culturais e sociais, e proporcionando a melhoria da qualidade de vida.

As ações do Programa têm por finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiários, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro de Organizações Militares.

Fotos:Tenente Kaleide Veleda/UNIFA